Demo Blog

TÚNEIS "JAMAIS"

by Ricardo Alvo on Nov.22, 2009, under

Na sequência do debate público lançado pelo Governo em torno das novas acessibilidades á Serra da Estrela, a Câmara e Assembleia Municipais de Seia já aprovaram traçados que não incluem os túneis. Mas esta semana a Câmara Municipal reafirmou, em nota de imprensa, a sua discordância sobre o tema. O Município refere que "os túneis, um dos três traçados (cenários) no âmbito do estudo elaborado pelo Governo, é aquele que maior custo tem e menos benefícios traz".No documento pode ler-se ainda que "Seia não está disposta a esperar mais 50 anos por estes acessos" e considera que "alguns daqueles que agora defendem os túneis, o fazem porque já estão servidos de boas acessibilidades", declarações prestadas pelo Presidente da Câmara, Eduardo Brito, numa curta entrevista à Rádio Renascença e que pode ouvir aqui http://ricardoalvo.googlepages.com/rr.mp3
Também a recém criada Associação de Freguesias da Serra da Estrela, com sede em Loriga (Seia), vem contestar de forma veemente a possibilidade da travessia da Serra poder vir a ser feita através da construção de túneis.
As sete freguesias (Alvoco da Serra, Cabeça, Loriga, Sazes da Beira, Teixeira, Valezim e Vide) saem em defesa do cenário que contorna a Serra da Estrela por sul, "o qual valoriza toda esta zona, confrontada com enormes problemas de desertificação".
"A concretização do IC6 e IC 7, preconizados neste cenário, poderão, desta forma, traduzir-se num incentivo ao investimento e consequente desenvolvimento económico desta região", refere aquela associação.
Neste contexto, a associação recorda que a elaboração do Estudo de Avaliação Estratégica que está em curso, pretende encontrar o cenário mais favorável para o desenvolvimento da rede rodoviária na zona da Serra da Estrela, tendo em conta a sustentabilidade do território, e, portanto, atendendo a critérios, não só de natureza rodoviária (tráfego, desempenho da rede, rentabilidade económica, etc.) mas também social, ambiental e de desenvolvimento económico.
0 comentários more...

0 comentários

Pages

Tecnologia do Blogger.

Looking for something?

Use the form below to search the site:

Still not finding what you're looking for? Drop a comment on a post or contact us so we can take care of it!