"Em Construção", de Zhenchen Liu, venceu o Cine'Eco 2008
by Ricardo Alvo on Nov.22, 2009, under
O Juri Internacional atribuiu ainda os seguintes prémios: Prémio Educação Ambiental: "Desertos em Movimento - Europa" (Wüsten im Yormarsch - Europa Deserts on the move – Europe), de Ingo Herbst, (Alemanha, 2007); Prémio Antropologia Ambiental - "Os Olhos Fechados da América Latina" (Los Ojos Cerrados de América latina The Cloce Eyes of Latin America), de Miguel Mirra (Argentina, 2007); Prémio Resíduos - "Cemitérios digitais" (Digital Cimiteries Digital Cimiteries), de Yorgos Avgeropoulos (Grécia, 2007); Prémio Polis - "O Estádio Verde" (Der Prater – Ein Wilde Geschichte The Green Stadium), de Manfred Corrine (Áustria, 2007); Prémio Água - "Desenvolvimento Hidrográfico – Tratamento de Áreas em Sulcos" (Jalagam Vikas – Mitti Ke Bandh Watershed Development – Earthen Dams) de Pinky Brahma Choudhury, Shobhit Jain (Índia, 2007); Vídeo não profissional - "Não Há Terra para os Pinguins" (No Pinguin's Land No Pinguin's Land), de Barelli Marcel, (Suíça, 2008); Prémio Camacho Costa - "Um Sentimento Maravilhoso" (A Sense of Wonder A Sense of Wonder) de Christopher Monger (E.U.A, 2008); O Juri Internacional atribuiu ainda Menções Honrosas aos seguintes filmes:"Os Profetas do Clima" (Die Wetterpropheten The Weatherprophets) de Christoph Felder (Alemanha, 2007); "Correntes – Por Amor À Água" (Flow, for Love of Water Flow, for Love of Water) de Irena Salina (EUA, 2008);
Por ultimo o Juri Internacional deixou ainda lavrado em acta a seguinte anotação: "A importância deste festival é primordial porque o mundo é a nossa casa e todos temos o direito de viver em harmonia.Por isso, aqui lavramos um desafio: Para o ano queremos ainda mais filmes e mais momentos para contrariar o medo de mudar".
Por sua vez, o Juri da Lusofonia atribuiu os seguintes prémios: Premio Lusofonia: "Juruna, O Espírito da FlorestaJuruna", (O Espírito da Floresta Juruna, The Spirit of the Forest) de Armando Sampaio Lacerda (Brasil, 2008); Menções honrosas: "A Luz dos Meus Dias" (A Luz dos Meus Dias The Light of my Days) de Anabela Saint-Maurice (Portugal, 2008);"dot.com" (dot.com dot.com) de Luís Galvão Teles (Portugal, 2007);"A Grande Aventura" (A Grande Aventura The Great Adventure) de Francisco Manso (Portugal, 2008);
O Júri da Juventude atribuiu o Grande Prémio da Juventude à obra "Under Construction" – "Em Construção" (França, 2008) de Zhenchen Liu. Analogamente, o júri jovem atribuiu ainda os seguintes prémios: Prémio "Terra" à obra "Scarred Lands and Wounded Lives: The Envirommental Impact of War" – "Terras Feridas, Vidas de Dor" (EUA, 2007) de Alice T. Day e Lincoln H. Day, pela sensibilização emergente da capacidade auto-destrutiva da naturza Humana; Prémio "Alerta" à obra, "Digital Cemiteries" – "Cemitérios Digitais" (Grécia, 2007) de Yorgos Avgeropoulos, pela consciencialização de um problemática desconhecida da maioria da população mundial; Menção Honrosa à obra, "The Women at Clayoquot"- "As Mulheres de Clayoquot" (Canadá, 2008) de Shelley Wine.
O Júri das Extensões atribuiu o Prémio "Cine'Eco em Movimento" ao documentário - "Desertos em Movimento - Europa", de Ingo Herbst, (Alemanha, 2007); e as seguintes Menções Honrosas: "O Fantasma do colectivo", de Abi Feijó e "Em Construção", de Zhenchen Liu, (França/ China).
www.cineeco.org
Gastronomia Alentejana no Restaurante Miralva
by Ricardo Alvo on Nov.22, 2009, under

Seia inaugura igreja moderna com capacidade para 600 pessoas
by Ricardo Alvo on Nov.22, 2009, under
A nave principal da igreja terá capacidade para 600 pessoas sentadas, incluindo também espaço para pais com crianças, instalações sanitárias, sacristia, e capela diária com capacidade para 60 pessoas sentadas. Na zona de serviços será instalado o arquivo, cartório, sala de espera, sacristia, sala para arranjo de flores, arrumos, sala de reuniões e zona de circulação. O novo complexo paroquial de Seia também integra a construção de uma Capela Mortuária, mas o projecto aguarda financiamento para poder ser executado a curto prazo, sendo que a Torre fará a ligação entre a Igreja e a Capela Mortuária.
O pároco de Seia, que tem o título de reitor, Joaquim Teixeira, referiu ao Jornal A Guarda que tudo está a ser preparado para que o momento da dedicação da igreja de Nossa Senhora do Rosário seja “um dia de festa”. “Estou a mentalizar a cidade para se incorporar em pleno na inauguração”, disse o sacerdote para quem esta inauguração constitui o concretizar de “um sonho”. “Já há muito tempo que tencionávamos concretizar este projecto, mas é uma obra tão grande, tão grande, que não foi fácil de concretizar”, admitiu. O sacerdote reconhece que a nova igreja é “uma igreja moderna” e possui vitrais estilizados “que supõem uma explicação, para que o povo se aperceba do significado”. “É uma igreja ampla e virada para o futuro. Não sei se irá encher, porque comporta cerca de 600 pessoas sentadas. A igreja Matriz, que é grande, cabe lá duas vezes dentro”, observou.
A igreja de Nossa Senhora do Rosário custou mais de 1 milhão de euros, tendo sido financiada com verbas do fundo de maneio da Fábrica da Igreja Paroquial, por donativos das comunidade e de entidades, por receitas obtidas num peditório mensal realizado nas missas da Paróquia, num peditório extraordinário feito na cidade de Seia e através da venda de artigos e objectos na “Lojinha da Igreja” e no espaço “Mimos ATL”.
Com a inauguração da nova igreja, Joaquim Teixeira adiantou que passará a exercer o culto na igreja de Nossa Senhora do Rosário e na Matriz de Seia. As missas vespertinas de sábado e de domingo serão celebradas na Matriz e a missa das 11 horas de domingo será celebrada na nova igreja da cidade. Já o culto semanal “será alternado” pelas duas igrejas. Futuramente, o pároco de Seia gostava de ter a nova igreja sempre cheia de fiéis, mas reconhece que não pode ter esse desejo “porque a fé arrefeceu um pouco e temos muitas missas nas vésperas e no domingo”.
Joaquim Teixeira recordou que o sonho relacionado com a construção da nova igreja, num terreno cedido pela Câmara Municipal, começou a ganhar forma há já vários anos, ao constatar que a área da Paróquia aumentou e que a Matriz deixou de ter uma localização privilegiada. “Vejo a comunidade paroquial dispersa e sentiu-se a necessidade de reunir a povoação, porque as pessoas vão frequentar as igrejas vizinhas”, explicou o pároco, apontando que a nova igreja estará acessível à população de toda a cidade porque “está situada entre o antigo burgo e a nova cidade”.
Programa do cerimonial de dedicação
O programa da dedicação da igreja de Nossa Senhora do Rosário começa pelas 15h 30m com a realização de uma solene procissão, a partir da Igreja Matriz, com a participação da Banda de Música de Seia e presidida pelo Bispo da Guarda, D. Manuel da Rocha Felício. Para as 16 horas está prevista a chegada da procissão à nova igreja, seguindo-se o seguinte cerimonial: entrega das chaves; bênção da água e aspersão do altar e da igreja; unção, incensação, revestimento do altar e de toda a igreja; celebração Eucarística com a participação do Grupo Coral Nossa Senhora da Assunção; bênção da Capela e despedida. A seguir à cerimónia, será servido um lanche na Casa de S. José.
Gostas Pouco (de Bailey's) Gostas
by Ricardo Alvo on Nov.22, 2009, under

Mais de 500 documentários de ambiente oriundos de 40 países a concurso no Cine Eco 2008
by Ricardo Alvo on Nov.22, 2009, under

Por sua vez, Lauro António, Director Técnico do Festival fez a apresentação da edição deste ano, dando conta que este ano concorreram mais de 500 documentários, oriundos de cerca de 40 países, dos quais foram seleccionados 65 na categoria internacional e 21 na competição lusofona. Este ano a organização criou uma secção denominada “Panorama Informativo” onde serão exibidos 33 documentários, extra-competição.
Para promover o cinema de qualidade, o Cine Eco criou Secções Paralelas, como “Outras Terras, Outras Gentes”, que pretende difundir um cinema menos visto pelo grande público, mas de grande qualidade, de cinematografias não muito habituais no nosso país. Em 2008, serão exibidos no cineteatro da Casa da Cultura os filmes: Caramel, Tropa de Elite, O Lado Selvagem, Sabor do Amor, Haverá Sangue, Dot.com, O Segredo de um Cuscuz, O Sabor da Melancia, Sweeney Todd, Corações, Michael Clayton, O Acontecimento e Promessas Perigosas.
Anualmente, o Cine Eco exibe ainda alguns “Clássicos”. Este ano o escolhido é “Blade Runner”, de Ridley Scott, uma genial antevisão de um inquietante mundo do futuro, onde a questão ambiental não deixa de estar presente.
“O Amor do Cinema” destaca três nomes grandes do cinema que desapareceram este ano: Dino Risi, mestre da comédia Italiana, e Sydney Pollack e Paul Newman, realizadores e actores dos mais marcantes das últimas cinco, seis décadas do cinema norte-americano.
Para sublinhar a oficialização da Geminação Cine Eco – FICA, Seia – Goiás, será apresentado um pequeno ciclo de obras audiovisuais de Goiás.
No ano em que se comemoram 50 anos sobre as fraudulentas eleições de 1958, será homenageada a figura do General Humberto Delgado, com uma sessão onde estará presente a filha do General sem Medo, a historiadora Iva Delgado, e durante a qual serão exibidos filmes de Francisco Manso e Lauro António.
“Animação + Aventura” é o ciclo dedicado ao público infantil e juvenil, em idade escolar, conservando uma relação íntima com as escolas e as crianças. Por isso, no Cineteatro da Casa da Cultura serão exibidos os filmes “Wall.E”, “O Panda do Kung Fu”, “A Ilha de Nim”, “O Incrível Hulk”, “Persépolis”, “O Cavaleiro das Trevas” e “Blade Runner – Versão Final”.
Um conjunto diversificado de actividades paralelas farão igualmente parte da programação, com destaque para um concerto com Rodrigo Leão & Cinema Ensemble, na abertura do Festival, um concerto com Viviane, um cordão humana com mais de mil pessoas em prolo do ambiente, uma conferência sobre “territórios de baixa densidade”, exposições, workshop’s, concursos de montras, concursos escolares, etc.
Escola Superior de Seia no caminho da especialização
by Ricardo Alvo on Nov.22, 2009, under
Fiagris mostra actividades económicas até domingo
by Ricardo Alvo on Nov.22, 2009, under
Seia no mapa da 3ª etapa da Volta a Portugal em Bicicleta
by Ricardo Alvo on Nov.22, 2009, under

À semelhança do ano passado serão onze dias de competição com etapas traçadas entre Portimão e Felgueiras. Por condicionalismos do estatuto internacional da Volta a Portugal, a UCI - União Ciclista Internacional não permite alargar os dias de prova como era desejo da organização que gostaria de levar a modalidade e todo o envolvimento da caravana a outras regiões do país.
A Pad - Produção de Actividades Desportivas, empresa do universo João Lagos Sports, responsável pela organização da Volta a Portugal edp, continua a acreditar na pujança do ciclismo ao mais alto nível competitivo procurando por todos os meios acentuar a sua marca e trabalhar para aproximar, cada vez mais, a prova portuguesa das grandes “voltas” internacionais.
Com mais de 80 anos de história, a Volta, organizada pela primeira vez em 1927, só agora vai chegar à 70ª edição fruto de algumas interrupções ao longo do último século motivadas pelos mais diversos acontecimentos sociais e políticos. O ciclismo, e esta competição em particular, será por certo um dos eventos desportivos que maior interesse desperta nos portugueses. A Volta não deixa ninguém indiferente. Seja num local de partida, à beira da estrada, ou nas longas rectas da meta com multidões vibrantes no fervor do Verão a aplaudir, incentivar e acarinhar os homens que rasgam quilómetros na busca incessante da vitória e do protagonismo.
Um pouco mais atrasada no calendário de Agosto, para permitir a presença da selecção nacional de ciclismo nos Jogos Olímpicos, a 70ª Volta a Portugal em Bicicleta edp será mais uma grande homenagem a todos os Nicolaus, Trindades, Ribeiros da Silva, Barbosas, Venscelaus, Chagas, Gomes e Cândidos que os portugueses se habituaram a admirar e aplaudir!
A Volta está de volta!
Mapa de percursos tem quase 1600 Km repartidos por 11 dias.
Há de tudo um pouco nos 1587,2 km da 70ª Volta a Portugal edp. Os diferentes especialistas na arte de bem pedalar terão todas as oportunidades e tipos de terreno para mostrarem as suas capacidades no percurso entre Portimão e Felgueiras. Se os primeiros dias serão mais favoráveis a roladores, à medida que a caravana rumar a Norte, o relevo dará indicação para os trepadores se assumirem.
Os finalizadores ou velocistas terão, por sua vez, algumas etapas cujo final pode, desde já, ser antecipado com chegadas decididas ao sprint. Por fim, os contra-relogistas terão também papel importante, talvez decisivo, se atendermos ao último dia de prova que, como vem sendo tradição, culmina com um “crono” decisivo.
Portimão de novo a abrir e Felgueiras estreia-se a fechar
A cidade de Portimão vai acolher, pelo terceiro ano consecutivo, o início da Volta a Portugal edp. O prólogo que vai abrir a edição da prova, a 13 de Agosto, terá a extensão de 6,8 Km. Ao ser percorrido em sistema de contra-relógio com partida e chegada à marina de Portimão, o prólogo fará os primeiros escalonamentos na classificação individual. Os primeiros dias de corrida serão muito semelhantes aos de 2007 com Beja a receber o final da 1ª etapa que sairá de Portimão e que será a mais longa da 70ª Volta a Portugal edp.
A travessia da planície alentejana marcará também o terceiro dia de prova quando o pelotão deixar Vila Viçosa a caminho da região centro e em particular de Castelo Branco.
Uma das grandes dificuldades e sempre um momento marcante em cada Volta é a subida à Torre, na Serra da Estrela, que este ano vai surgir logo na 3ª etapa. A corrida sairá no sábado, 16 de Agosto, para Seia chegando ao ponto mais alto de Portugal continental após 171,5 Km.
No dia seguinte, para recuperar do esforço, o pelotão terá pela frente apenas uma contagem de montanha de terceira categoria. Esta 4ª tirada sairá da Guarda e levará a caravana até Viseu, onde, no dia seguinte, será dada folga ao pelotão. A data de 18 de Agosto está reservada para a recuperação de forças na cidade de Viriato.
A prova será retomada, após o dia de descanso, em Gouveia saindo a caravana em direcção a S. João da Madeira. Ao sexto dia a 70ª Volta a Portugal edp vai fazer o percurso entre Aveiro e
Gondomar numa etapa que se prevê calma e tranquila atendendo ao baixo grau de dificuldade. A Póvoa de Varzim, arredada há tantos anos do mapa da Volta, vai assistir em 2008 à partida de uma etapa. A 21 de Agosto a cidade poveira dará início à 7ª tirada que será concluída no Monte da Senhora da Assunção em S. Tirso.
Incrustada no coração do Minho, Barcelos é a real novidade no mapa de percursos da Volta edp este ano. A cidade engalanada com o típico galo de Barcelos vai receber a caravana no despertar do antepenúltimo dia de competição, sexta-feira 22 de Agosto, quando os corredores fizerem a ligação até Fafe. No dia seguinte o percurso terá início exactamente naquela que se auto denomina a sala de visitas do Minho. De Fafe a prova seguirá em direcção à Sr.ª da Graça. Esta etapa que fará a temerosa e tradicional escalada ao alto do Monte Farinha é considerada a “etapa rainha” e fará a última selecção de valores no pelotão para se encontrar o reduzido lote de candidatos que vai chegar ao último dia em condições de discutir a vitória.
A última etapa, domingo, 24 de Agosto, vai ligar Penafiel a Felgueiras e será disputada em sistema de contra-relógio individual. O longo “crono” fará a selecção final de valores e terá final inédito no Monte de Stª. Quitéria. O ponto mais emblemático do município felgueirense que, em 2006, já recebeu um final de etapa vai agora estrear-se como cenário final da mais importante prova velocipédica que acontece em Portugal.
Antevê-se um contra-relógio espectacular porque vai culminar com elevado grau de inclinação no último quilómetro e meio.
Um percurso completo para encontrar o mais forte de 2008
As expectativas que estão criadas em torno deste percurso são elevadas por parte da organização e Joaquim Gomes acredita que serão as equipas e as suas figuras a confirmar o trabalho desenvolvido nos últimos meses.
“A partir de 13 de Agosto o sucesso do itinerário será colocado aos ombros dos corredores e muito particular das opções tácticas que os directores desportivos possam tomar. Eu, como director da prova, acredito que a PAD criou uma ferramenta para que a Volta a Portugal edp seja, mais uma vez, um dos maiores eventos desportivos que se realiza no nosso país.
Tentámos inovar colocando duas etapas iniciais praticamente planas a anteceder um dia tão difícil como o que vai levar os corredores de Idanha-a-Nova à Serra da Estrela. A mítica subida à
Torre nunca surgiu tão cedo na Volta a Portugal. A maior parte dos dias difíceis foi distribuída de forma regular pela Volta com particular incidência no final. Conseguimos colocar um dia de descanso entre a etapa que vai ligar Póvoa de Varzim a Santo Tirso (Monte Nª. Srª da Assunção) para permitir um subjectivo descanso para então se atacar a etapa que vai ligar Fafe a Mondim de Basto.
Na qualidade de director defendo que uma grande prova discutida em vários dias como é a Volta a Portugal deve tentar manter um equilíbrio entre etapas planas, as tiradas chamadas de transição que antecedem os dias mais difíceis e o contra-relógio. Continuo a considerar que uma prova com apenas 11 dias deve manter o planeamento que temos vindo a fazer remetendo o contra-relógio para a última etapa. Não faz sentido ter somente 11 dias de corrida e atribuir a um deles uma etapa de consagração. Esse fenómeno é cada vez mais raro em provas por etapas com poucos dias, ao contrário do Tour ou da Vuelta que têm 21 dias. Essas sim, acho que merecem uma etapa de consagração, mas a nossa Volta não se pode dar a esse luxo e os resultados que temos verificado nestas últimas edições onde temos utilizado essa estratégia ajuda-nos a ter perfeitamente essa noção.”
A etapa de Seia da 70ª Volta a Portugal edp vista pelo Director de Prova Joaquim Gomes
3ª ETAPA 16 Agosto. IDANHA-A-NOVA – SEIA (TORRE) (171,5 Km) Nunca a alta montanha surgiu tão cedo na Volta a Portugal! É o que vai acontecer desta vez. É uma novidade que vem de encontro aos padrões do ciclismo moderno que introduz alterações nos hábitos instalados. O costume é encontrar as grandes dificuldades apenas ao fim de alguns dias de competição, mas vamos contrariar essa tradição. Esta chegada à Torre vai utilizar a vertente Seia – Sabugueiro - Torre. Depois desta etapa virá provavelmente para os primeiros lugares, quem sabe de forma definitiva, um lote mais restrito de corredores que irão discutir a Volta até ao fim.
Meios de Comunicação são parceiros estratégicos da Volta
Os profissionais da comunicação social são bem-vindos e considerados pela organização como parceiros estratégicos para levar mais longe as imagens e todas as informações da 70ª Volta a Portugal edp contribuindo para a melhor e maior divulgação deste grande evento.
Junto dos responsáveis pelo Gabinete de Imprensa da prova qualquer jornalista pode, desde este momento, encontrar respostas a todas as dúvidas relacionadas com a Volta com o processo de acreditação e com qualquer tipo de cobertura que esteja a ser planeada.
Durante a prova haverá Salas de Imprensa montadas diariamente em todos os locais de chegadas com meios técnicos para responder às solicitações dos profissionais da comunicação, garantido a PAD / João Lagos Sports um serviço completo de informações para facilitar a tarefa dos profissionais da comunicação social que acompanham a Volta no terreno ou à distância.
Os pedidos de acreditação devem ser solicitados em impresso próprio até ao dia 23 de Julho acompanhados da respectiva carteira profissional e de uma fotografia.
Volta à Noite vai pedalar com muita animação
A animação, para além da vertente desportiva, voltará a ser uma constante durante a volta edp. Repetindo o sucesso alcançado nas anteriores edições com a Feira da Volta e zonas de animação dedicadas ao público nas localidades de Partida e Chegada de cada etapa, a organização volta, este ano, a inovar ao criar a Feira de Animação Nocturna.
A Volta à Noite funcionará em todas as localidades na noite anterior a cada partida. Com esta iniciativa o público terá ainda mais motivos para se associar à grande festa do ciclismo. Todas as noites haverá um espectáculo diversificado com a actuação de uma Banda Itinerante e com a diversão garantida dos Stand Up Comedians.
Continuando o sucesso registado, em 2007, no grande concerto de Fafe que reuniu 17.500 pessoas, a PAD/ João Lagos Sports agendou, este ano, para a véspera do dia de descanso, a presença dos Xutos e Pontapés. Desta vez o concerto vai acontecer na terra de Viriato - Viseu, na noite de 17 de Agosto (domingo), pelas 22 horas. O espectáculo, na Feira de São Mateus, será mais uma grande manifestação artística, objectivo que cada vez mais faz parte daquilo que a Volta é: Uma grande manifestação desportiva e popular.
A 70ª Volta a Portugal edp além do patrocínio das ENERGIAS DE PORTUGAL tem o apoio de JOGOS SANTA CASA, COFIDIS, PEDRAS, SUPER BOCK MINI, FORD, LIBERTY SEGUROS, INTERMARCHÉ, ECOMARCHÉ, MEO, VITALIS, BOGANI, FTP HOTELS, CAVES
ALTOVISO, RTP, O JOGO, JORNAL NOTICIAS, DIÁRIO NOTICIAS, 24 HORAS, RÁDIO RENASCENÇA, JC DECAUX, EXPOARADE, PROSEGUR, SPORTZONE, GATORADE, DIETSPORT, POWERBAR, DOUBLET, ORBITA, TIPOGRAFIA PERES, COPIGES, PASTELARIA CHAFARIZ, MUSEU DO PÃO, SORTEMI, POLISPORT, SHIMANO, BARLOWORLD STET, PLAYSTATION e das seguintes autarquias: CÂMARA MUNICIPAL DE PORTIMÃO; CÂMARA MUNICIPAL DE BEJA; CÂMARA MUNICIPAL DE VILA VIÇOSA; CÂMARA MUNICIPAL DE CASTELO BRANCO; CÂMARA MUNICIPAL DE IDANHA-A-NOVA; CÂMARA MUNICIPAL DE SEIA; CÂMARA MUNICIPAL DA GUARDA; CÂMARA MUNICIPAL DE VISEU; CÂMARA MUNICIPAL DE GOUVEIA; CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO JOÃO DA MADEIRA; CÂMARA MUNICIPAL DE AVEIRO; CÂMARA MUNICIPAL DE GONDOMAR; CÂMARA MUNICIPAL DE PÓVOA DE VARZIM; CÂMARA MUNICIPAL DE SANTO TIRSO; CÂMARA MUNICIPAL DE BARCELOS; CÂMARA MUNICIPAL DE FAFE; CÂMARA MUNICIPAL DE MONDIM DE BASTO; CÂMARA MUNICIPAL DE PENAFIEL; CÂMARA MUNICIPAL DE FELGUEIRAS.
Contacte para qualquer esclarecimento, pedido de acreditação e informação adicional:
Telf. 96 670 93 61
voltaportugal@pgm.pt
www.volta-portugal.com
São Romão em festa
by Ricardo Alvo on Nov.22, 2009, under
Seia tem novo cemitério municipal
by Ricardo Alvo on Nov.22, 2009, under
O novo cemitério municipal representou um investimento de 1.168.982,05 (um milhão, cento e sessenta e oito mil, novecentos e oitenta e dois euros e cinco cêntimos) e está implantado junto ao actual cemitério da Arrifana, agora englobado nesta nova infra-estrutura. O espaço tem capacidade para 1.200 sepulturas e revela-se uma obra de crucial importância para a população visto que o actual cemitério, no centro da cidade, está muito próximo da saturação.
Também em Santa Marinha, a Junta de Freguesia conclui a ampliação do segundo cemitério da freguesia (na foto).
Chegou a hora de Seia!
by Ricardo Alvo on Nov.22, 2009, under
Extracto do discurso do Secretário de Estado das Obras Públicas, Paulo Campos, por ocasião do Feriado Municipal de Seia. O dia ficou marcado pelo anuncio das novas acessibilidades a Seia e à Serra da Estrela - IC 6 (Covilhã - Torroselo - Coimbra), IC 7 (Coimbra - Torroselo - A25 - Fornos de Algodres) e IC 37 (Seia - Nelas- Viseu). O Governo reafirmou em Seia a escolha destes traçados, perpectivando que a concessão possa ser lançada na Primavera do próximo ano. Para além da rede rodoviária da Serra da Estrela, Paulo Campos anunciou o arranque das obras da Variante de Seia, tendo sido assinado nesse mesmo dia o contrato de adjudicação com a empresa que vai executar a obra, bem como o anuncio de concurso para a beneficiação da Estrada Seia - Torre, cujo investimento ascende aos 6,5 milhões de euros. Um dia em grande, que a história se encarregará de narrar.
Jornada Gastronómica Alentejana no Restaurante Miralva (Sabugueiro)
by Ricardo Alvo on Nov.22, 2009, under
EDP inaugurou novo Contact Center em Seia
by Ricardo Alvo on Nov.22, 2009, under

O meu podcast recupera algumas das memórias da rádio
by Ricardo Alvo on Nov.22, 2009, under

Algumas das minhas fotos em exposição no Posto de Turismo
by Ricardo Alvo on Nov.22, 2009, under

Precisa-se de matéria prima para construir um País.Um convite à meditação de Eduardo Prado Coelho - in Público
by Ricardo Alvo on Nov.22, 2009, under
Abertura de Concurso para a barragem de Girabolhos
by Ricardo Alvo on Nov.22, 2009, under
Novo Mapa Judiciário: Seia ganha sede da circunscrição da Serra da Estrela
by Ricardo Alvo on Nov.22, 2009, under
A NUT Serra da Estrela engloba os concelhos de Seia, Gouveia e Fornos de Algodres, devendo a sede da circunscrição ficar sedeada na nossa cidade.
Não podemos ser socialistas apenas quando nos dá jeito
by Ricardo Alvo on Nov.22, 2009, under
Grande mobilização na festa dos três anos do Governo PS
by Ricardo Alvo on Nov.22, 2009, under
"Acredito num país que aposta no conhecimento e na educação, que cria mais oportunidades para todos, que luta contra as desigualdades e a pobreza, num país mais tolerante e justo, com mais qualidade na sua democracia e com prestígio reconhecido na Europa e no mundo", afirmou o líder socialista, reconhecendo que a sua governação tem sido difícil, mas orientada pelos valores de uma Esquerda moderna que sabe servir os interesses de Portugal e dos portugueses. Após fazer um breve percurso pelas mudanças que a equipa socialista teve a coragem e a determinação de realizar ao longo de três anos de governação, José Sócrates saudou o que descreveu como "os dois comícios que estão a acontecer aqui, hoje", numa alusão ao facto de haver uma multidão que não conseguira entrar no pavilhão. E esclareceu: "Não é o espaço que é demasiado pequeno, é o PS que é demasiado grande para ele". De seguida, defez equívocos, assegurando que "o PS não faz comícios contra niguém, nem para falar mal de ninguém". Depois, não deixou passar a oportunidade de responder àqueles que criticam o Governo por estar, alegadamente a andar depressa demais. "Este país estava era parado e atrasado demais", e foi "por sentirmos a urgência da mudança e a necessidade de uma evolução que entendemos que não havia tempo a perder", disse, replicando ainda que o que o Executivo não podia fazer era legar um país adiado às novas gerações. A terminar uma intervenção que fora precedida por Renato Sampaio, presidente da Federação socialista do Porto, Elisa Ferreira, Jorge Coelho e Alberto Martins, líder parlamentar, José Sócrates vincou que a força das mudanças necessárias para a modernização do país "não está no imobilismo ou no facilitismo de andar a reboque dos protestos, nem no discurso da descrença, mas no PS, que tem um rumo, coragem e confiança em Portugal". Mais em http://www.ps.pt
Execução do estudo prévio da Rede Rodoviária Nacional da Região Centro Interior em concurso público
by Ricardo Alvo on Nov.22, 2009, under

Para a execução deste estudo – dos três cenários colocados em consulta pública, ainda não se conhece a opção tomada pelo Governo. A empresa Estradas de Portugal concede um prazo de 300 dias.
Politica Desportiva: Maior Transparência e Diversidade
by Ricardo Alvo on Nov.22, 2009, under
A entrada em funcionamento das mais recentes infra-estruturas desportivas, de que são exemplo o Pavilhão Municipal de S.Romão e o Estádio Municipal, tem permitido reforçar o incremento da prática desportiva junto dos jovens e idosos, proporcionando-lhes as melhores condições para que possam desenvolver as suas capacidades motoras e sobretudo intelectuais.
Desde o desenvolvimento das mais diversas modalidades, passando pelo apoio ao movimento associativo e terminando na construção de novos equipamentos, a Câmara tem, de uma forma transversal, tentado percorrer todas as áreas ligadas ao desporto.
Após um período em que a estratégia versava o apoio directo a algumas modalidades, o Município reorganizou-se, lançando novas metas que assentam no reforço do papel das colectividades e num maior rigor e transparência na atribuição de apoios.
A lógica da nova actuação parte de um pressuposto básico: não mutilar o desenvolvimento de novas modalidades em que os clubes queiram apostar. Ao invés de ser a Câmara a assumir as escolhas, cabe agora ao movimento associativo escolher por sua livre iniciativa o tipo de desportos que pretende praticar e, apresentando periodicamente um conjunto de informações que visam a clarificação do destino das verbas que a Câmara cede. No fundo, trata-se de devolver às centenas de colectividades existentes no concelho a verdadeira função que esteve na base da sua criação: o incremento do desporto entre os mais novos, o desenvolvimento da prática desportiva e a projecção a nível nacional e internacional dos seus atletas.
Tributo à Fundação Aga Khan
by Ricardo Alvo on Nov.22, 2009, under

A instituição, em estreita articulação com a Câmara Municipal, prestou auxílios financeiros e materiais ao nível da reconstrução de habitações, reabilitação das culturas e animais.Tratou-se de um contributo importante e animador para as populações mais afectadas pelas chamas.
O Concelho de Seia foi uma das zonas mais afectadas pelos fogos que consumiram grande parte do terreno agrícola e algumas habitações. Perante este cenário, a Fundação FOCUS disponibilizou-se, desde cedo, para estabelecer uma parceria com a Câmara Municipal, no sentido de aliviar as perdas da população local, proporcionando, numa primeira fase, ajuda com bens alimentares nas freguesias mais críticas.
Quarenta voluntários distribuíram 1314 cabazes, compostos por bens de primeira necessidade: leite, arroz, açúcar, farinha, massa, azeite, óleo alimentar, atum, sardinha, batata, cenoura, cebola e margarina.
Numa segunda fase, foi também feita a distribuição de instrumentos agrícolas, sementes e colmeias, como forma de permitir às famílias afectadas o retorno ao seu auto-sustento. Destaque-se ainda o patrocinio de uma acção de reflorestação na zona das Pedras Lavradas, coordenada pelo Gabinete Florestal Municipal, igualmente financiada pela instituição.
A FOCUS é uma agência internacional de ajuda de emergência que proporciona meios de auxílio e assistência após e/ou durante uma situação de calamidade natural ou proporcionada pelo homem. A FOCUS ajuda as pessoas carenciadas a reduzirem a sua dependência à ajuda humanitária, procurando facilitar a sua transição para uma sustentável auto-suficiência.
Desde a sua fundação em 1994, a FOCUS participou numa série de actividades dentro de cada um dos pontos. Em complemento, para proporcionar o auxílio e assistência a seguir aos desmoronamentos, terramotos, tempestades, inundações e epidemias, a FOCUS teve sucesso nos seus programas de reassentamento para famílias deslocadas e estabeleceu um programa eficiente de prevenção das calamidades, alívio e preparação. As recentes intervenções onde a FOCUS esteve envolvida incluem o Ciclone Gafilo (Madagáscar) e o Tsunami em 2004, bem como o Furacão Rita (Estados Unidos) e o terramoto no Paquistão e Índia, ocorrido em 8 de Outubro deste ano.
A FOCUS e a Fundação Aga Khan (AKF) são afiliadas da Rede Aga Khan para o Desenvolvimento (AKDN), um conjunto de instituições que trabalham para promover oportunidades e condições de vida para pessoas de todas as religiões e origens, em regiões específicas do mundo em desenvolvimento.
TÚNEIS "JAMAIS"
by Ricardo Alvo on Nov.22, 2009, under
Também a recém criada Associação de Freguesias da Serra da Estrela, com sede em Loriga (Seia), vem contestar de forma veemente a possibilidade da travessia da Serra poder vir a ser feita através da construção de túneis.
As sete freguesias (Alvoco da Serra, Cabeça, Loriga, Sazes da Beira, Teixeira, Valezim e Vide) saem em defesa do cenário que contorna a Serra da Estrela por sul, "o qual valoriza toda esta zona, confrontada com enormes problemas de desertificação".
"A concretização do IC6 e IC 7, preconizados neste cenário, poderão, desta forma, traduzir-se num incentivo ao investimento e consequente desenvolvimento económico desta região", refere aquela associação.
Neste contexto, a associação recorda que a elaboração do Estudo de Avaliação Estratégica que está em curso, pretende encontrar o cenário mais favorável para o desenvolvimento da rede rodoviária na zona da Serra da Estrela, tendo em conta a sustentabilidade do território, e, portanto, atendendo a critérios, não só de natureza rodoviária (tráfego, desempenho da rede, rentabilidade económica, etc.) mas também social, ambiental e de desenvolvimento económico.
CENTRO DE ATLETISMO DE SEIA 4º MELHOR CLUBE NACIONAL
by Ricardo Alvo on Nov.22, 2009, under
O clube de Seia está, deste modo, de parabéns. Felicito todos os atletas e em especial o seu treinador, o meu amigo João Gomes.
Mais informações em http://www.fpatletismo.pt/
SABOR SERRANO - UMA REFERÊNCIA GASTRONÓMICA DA SERRA DA ESTRELA
by Ricardo Alvo on Nov.22, 2009, under
ACADEMIA SÉNIOR INAUGURADA
by Ricardo Alvo on Nov.22, 2009, under
A instituição pretende fomentar e dinamizar a ocupação dos tempos livres de pessoas reformadas ou desempregadas, disponibilizando ofertas formativas relacionadas com artes decorativas, artes visuais, bordados/rendas, floricultura, teatro, inglês e protocolo, entre outras.
Este é mais um importante serviço de que a comunidade senense dispõe, tendo emergido da iniciativa privada com o apoio do Município.
SEIA PRESENTE NA BOLSA DE TURISMO DE LISBOA
by Ricardo Alvo on Nov.22, 2009, under

A BTL 2008 decorrerá entre 16 a 20 de Janeiro, nas instalações da FIL - Feira Internacional de Lisboa, localizadas no Parque das Nações. A feira conta com os principais agências de viagem e operadores turísticos presentes no mercado português, e destina-se não só aos profissionais do sector mas também aos viajantes que procuram conhecer as novidades em termos de destinos ou de hotelaria, ou marcar desde logo as próximas férias ou a escapada de fim-de-semana.
A Câmara Municipal apresenta nesta edição um stand completamente novo, onde promove diariamente mostras de produtos locais e regionais, destacando-se o queijo da serra, o vinho, o mel e o pão de centeio, entre outros.
No mesmo espaço vai ser possível, ainda, visionar um vídeo promocional do Concelho, conhecer o Centro de Interpretação da Serra da Estrela e obter material diverso de promoção turística, de que são exemplo o livro “Tecto de Portugal” e a brochura dedicada ás Aldeias de Montanha.
DIA ZERO
by Ricardo Alvo on Nov.22, 2009, under
Para já está no ar...Agora é só apanhar balanço e começar a escrever.
Bom ano a todos!!!!!!!! Até já